domingo, 27 de junho de 2010

Escolhi acreditar


"A fé é o complemento aperfeiçoado da razão."

(Manuel García Morente)

José Saramago, um dos maiores escritores de todos os tempos, não acreditava em Deus, para ele Deus era uma fantasia das pessoas, Deus teria sido inventado por uma necessidade humana, ou por medo da morte, ou por acreditar numa vida além dessa que já vivemos. Ele escolheu não acreditar e sua obra é um belo desfile de argumentos para nossas reflexões a respeito das religiões.

Eu acredito num caminho intermediário entre os que acreditam e os que não acreditam, eu abraço uma fé que ao invés de fechar meus olhos os torna ainda mais abertos para a vida, para as pessoas ao meu lado e para as que não vejo, para a natureza e seus ciclos.Porque o maior cientista de todos os tempos Albert Einstein certa vez declarou : “Existem apenas duas maneiras de ver a vida: Uma é pensar que não existem milagres; e a outra é perceber que tudo é um milagre”. Eu escolhi acreditar que tudo é um milagre, outras pessoas não, mas outra regra de ouro minha é respeitar opinião.

A fé pode ser unida ao conhecimento sim, porque daí algo maravilhoso acontece, porque dessa mistura maravilhosa nasce a sabedoria, e seus filhos, seus frutos são a sensibilidade, a arte, a generosidade e a poesia.

As pessoas precisam saber se respeitar, no que elas discordam não deveriam se combater, mas debater, sempre buscando aprender um com o outro. Eu acredito no ser humano porque se fosse diferente eu não acreditaria em mim.

A minha busca pela verdade se chama “meu caminhar” porque cada passo que dou é repleto de aprendizados que eu divido, eu escolhi acreditar em milagres.

Milagre vem do latim miraculum, do verbo mirare, que quer dizer "maravilhar-se", é um fato dito extraordinário que não possui uma explicação científica. Para os crentes, sua realização é atribuída à onipotência divina, é considerado como um ato de intervenção de Deus no curso normal dos acontecimentos.

Para mim milagre é resultado da fé, não cega, mas consciente, em algo tão maior do que qualquer ciência ou pensamento humano que jamais saberemos dar qualquer explicação, porque não há palavras, não há imagens, não há nada que possa explicar Deus.

Apenas podemos senti-lo! Deus pode ser um grão de areia ou o universo inteiro! Amo vocês!

* Manuel García Morente : Nascido em 1886, foi um dos maiores filósofos espanhóis do século XX.Realizou os seus estudos na França e na Alemanha e, em 1912, aos 24 anos, obteve a cátedra de Ética na Universidade de Madrid. Juntamente com as aulas, dedicou-se a uma intensa atividade de tradução de obras clássicas da filosofia para o espanhol, como as três Críticas de Kant e as Meditações metafísicas de Descartes. Trabalhou ininterruptamente até 1936, quando eclodiu a Guerra Civil Espanhola. Destituído do cargo pelos republicanos, foge para Paris após a morte da esposa e o assassinato do genro. Certa noite, no hotel parisiense onde esperava ansiosamente pela chegada das duas filhas, dá-se conta do amor de Deus e converte-se ao cristianismo.

(Andre Aquino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário