segunda-feira, 30 de julho de 2012
Autoestima
" Quando está mal com a autoestima, entra em um processo de autorretaliação
Não acredita no próprio potencial, deixa de criar coisas novas, se esconde"
(Andreia Berte)
" Quando se tem autoestima elevada, enfrenta melhor as vicissitudes da vida.
Porque ela pode perder muitas coisas,
mas não perdeu a si mesma".
(Eugênio Mussak)
Issac Newton
" A lei da gravidade é capaz de explicar o movimento dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento.
Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito."

Pipas ao vento
Você já viu pipa voar a favor do vento?
Claro que não. Por mais frágil que seja, de papel de seda e taquara, nenhuma se dá ao exercício fácil de voar levada suavemente pelas mãos de alguma corrente. Nunca. Elas metem a cara, vão em frente.
Têm dessa vaidade de abrir mão da brisa e preferir a tempestade. Como se crescer e subir fosse descobrir em cada vento contrário uma oportunidade.
Como se viver e brilhar fosse ter a sabedoria de ver uma lição em cada dificuldade.
No fundo, todo mundo deveria aprender na escola a empinar pipas. Para entender, desde cedo, que Deus só lhes dá um céu imenso porque têm condições de alcançá-lo.
Assim como nos dá sonhos, projetos e desejos, quando possuímos os meios de realizá-los.
A pipa, também chamada papagaio de papel, pandorga ou raia, é um brinquedo que voa, baseado na oposição entre a força do vento e a força da corda segurada pelo operador.
Ela tem no vento o seu aliado, mesmo quando ele sopra em direção oposta. A pipa precisa do vento contrário para manter-se lá em cima.
Assim são as lutas da vida, companheiras que, tantas vezes, julgamos indesejáveis, que aparentam estar nos puxando para baixo e nos atrapalhando o caminho, quando na verdade, estão nos impulsionando para frente. Os problemas encontrados na nossa caminhada nos mostram que chegou o momento de lutar ou, caso contrário, não encontraremos as soluções desejadas. Não tenhamos a ilusão de que alcançaremos a felicidade futura sem esforço. As dificuldades fazem parte do processo de evolução de todos nós. Problemas de saúde, na família, desentendimentos, desequilíbrios financeiros são mecanismos que as Leis de Deus nos oferecem para estimular-nos ao avanço.
Às vezes, as pequenas aflições encontradas no presente poderão servir de experiência para enfrentarmos uma grande adversidade que nos aguarda no tempo futuro.
Toda a vida é um processo contínuo de ação.
A luta é um desafio abençoado que a lei do progresso nos impõe.
Lutamos contra as nossas imperfeições, pela aquisição de valores morais elevados, por nos superarmos a cada dia no campo moral, ético, físico e intelectual.
Há lutas para defender os fracos, lutas contra preconceitos de diversos tipos, lutas pela paz, lutas para vencermos todos os problemas que nos afligem.
Sejamos como as pipas, que usam a adversidade para subir às alturas. Saibamos usar essas dificuldades para nos elevar e crescer na direção de Deus.
E que o nosso objetivo seja alcançar um céu de felicidade plena.
É necessário lutar em paz, alegremente, sabendo que os Bons Espíritos estarão lutando ao nosso lado em nome do lutador incessante que é Jesus, que até hoje não descansa nem desanima, embora permanecendo conosco.
Lutemos, pois, com entusiasmo, renovando as nossas energias, antes que as exaurindo, para que, longos, profícuos e abençoados sejam os nossos dias na face da Terra, quando terminar a nossa oportunidade de serviço e luta.
Redação do Momento Espírita, com base em texto de José Oliva, publicado no site Caixinhas de atitude e no cap. 8, do livro Desperte e seja feliz, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco
Paz e Luz no seu coração
Namastê!
sábado, 28 de julho de 2012
Rabindranath Tagore
"Quando eu estiver contigo no fim do dia, poderás ver as minhas cicatrizes, e então saberás que eu me feri e também me curei."
Pérolas

Pérolas são produto da dor, resultado da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior da ostra, como um parasita ou um grão de areia.
A parte interna da concha de uma ostra é uma substância lustrosa chamada nácar.
Quando um grão de areia penetra, as células do nácar começam a trabalhar e cobrem o grão de areia com camadas e mais camadas para proteger o corpo indefeso da ostra.
Como resultado, uma linda pérola é formada. Uma ostra que não foi ferida, de algum modo, não produz pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada.
sexta-feira, 27 de julho de 2012
Amanhã
Todas as coisas que deixamos para amanhã é porque confiamos que o tempo amanhã nos será ofertado. Talvez façamos isso por acomodação ou por medo de assumir alguma coisa que pode ter influência direta sobre nós ou os outros. Deixamos assim para amanhã coisas importantes e deixamos a vida em pausa. Nunca pensamos que para muitos o amanhã não chega ou que se chegar, o tempo que perdemos ficará irremediavelmente jogado fora.
A confiança em si, a crença no próprio direito à felicidade e a fé nAquele que nunca abandona nossa mão é o que nos faz plantar em campos secos, olhar com os olhos da alma e ser feliz antecipadamente, é o que nos faz chegar ao dia seguinte, acordar bendizendo o dia, traga ele o que trouxer.
Deus modela nosso coração a cada instante, segundo o que desejamos, mas somos nós que oferecemos esse coração a Ele, estendemos a mão e esperamos que o trabalho seja feito, colocando de nós o esforço necessário para resistir às contrariedades da vida e seguir em frente e o amor bastante para não baixar a cabeça e não desviar o rosto do sol, ainda que com lágrimas tenhamos que seguir.
Letícia Thompson
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Lao-Tsé
"Ser profundamente amado por alguém nos dá força. Amar alguém profundamente nos dá coragem! "
feliz só quem realmente quer...
Como ser feliz sem buscar a felicidade?
Como ser feliz mantendo o olhar frio e o sorriso escondido?
quarta-feira, 25 de julho de 2012
Meus tantos caminhos me levam a Deus
Nem todos os caminhos podem ser evitados, apesar de todos os nossos esforços para seguir outra ou outras direções.
Podemos decidir estar aqui ou ali, fazer isso ou aquilo e sonhar milhões de sonhos que temos certeza de que, pelo menos um deles será realizado segundo nossos planos e as ações que tentamos colocar em obra para a realização deles. Mas entre nós e Deus há a distância dos céus e do conhecimento de todas as coisas.
Meu coração, tão humano, frágil e sujeito à provações e dores conhece apenas meus desejos e o que vai além disso é do domínio do meu Criador. Aceitar sem questionar, sem querer saber do amanhã ou do depois ou dos porquês que, à bem da verdade, nem sempre nos reconfortarão, é depositar em Deus uma confiança absoluta e cega. Não nos preparamos o suficiente para isso nesse longo caminho da existência. Portanto, deveríamos.
Deus nos planta em algum lugar, nos cerca de amigos, nos dá os dias e noites necessários a esse tempo e todas as vivências que, por onde quer que andemos depois, estarão impregnados eternamente em nós.
Quando devemos mudar de planos, caminhos, direções, nossa estabilidade sofre porque a segurança vem da constância. A gente não percebe que a terra gira, que ela está em movimento e que todas as coisas sempre estão em movimento, desde as crianças que nascem aos mais vividos que voltam às suas origens.
São as mudanças que nos enriquecem, que nos mostram novas paisagens, trazem novos planos e nos fazem encontrar novas pessoas e novas coisas.
Ter muitos porquês nos impede de viver. Crer em Deus e nos Seus planos nos traz a serenidade que só a fé pode trazer e nos conduz à fonte do prazer de viver, da qual beberemos e da qual seremos saciados.
Letícia Thompson
Buda
"Quando duas pessoas trocam seus pães, cada uma volta com 1 pão.
Quando trocam idéias, voltam com duas idéias"
Problemas... dificuldades
Problemas e dificuldades existem como um referencial, e não como carrascos que impiedosamente estão prontos a cortar o seu pescoço.
Cada problema resolvido, cada dificuldade superada trazem para o seu coração uma dose de felicidade tão autêntica e forte que move a sua fé para um patamar acima.
E leva a sua alma a uma compreensão muito maior.
Compreenda e aceite isso naturalmente, com a certeza de que a vida proporciona a você tudo o que alimenta a sua existência e o seu crescimento.
Felicidade é receber de bom grado tudo o que a vida lhe oferece, com a sabedoria de transformar cada coisa em algo ainda melhor.
Gilberto Cabeggi - Livro: Todo o dia é dia de ser feliz
domingo, 22 de julho de 2012
Chico Xavier
"Sem DEUS no coração, as futuras gerações colocarão em risco a Vida no planeta. Por maior que seja o avanço tecnológico da Humanidade, impossível que o homem viva em paz sem que a idéia de DEUS o inspire em suas decisões".
sábado, 21 de julho de 2012
Psicografia de Clayton Levy / Scheilla
Por certo, a Misericórdia Divina sabe como amparar os sofredores. Entretanto, Jesus não
dispensa a colaboração de todos os aprendizes do Bem, para amenizar o sofrimento e
recuperar a esperança para quem chora.
Dale Carnegie
"A maior parte das coisas importantes no mundo foram realizadas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver esperança de modo algum."
Cura espiritual
"Quantas enfermidades pomposamente batizadas pela ciência médica não passam de estados vibracionais da mente em desequilíbrio?" (Emmanuel)
No trato com as nossas doenças, além dos cuidados
médicos indispensáveis à nossa cura, não nos esqueçamos
também de que, quase sempre, a origem de toda enfermidade
principia nos recessos do espírito.
A doença, quando se manifesta no corpo físico, já
está em sua fase conclusiva, em seu ciclo derradeiro.
Ela teve início há muito tempo, provavelmente, naqueles períodos
em que nos descontrolamos emocionalmente, contagiados que
fomos por diversos virus potentes e conhecidos como raiva,
medo, tristeza, inveja, mágoa, ódio e culpa.
Como a doença vem de dentro para fora, isto é, do espírito para a matéria, o encontro da cura também dependerá da renovação interior do enfermo.
Não basta uma simples pintura quando a parede apresenta trincas.
Renovar-se é o processo de consertar nossas rachaduras internas, é
escolher novas respostas para velhas questões até hoje não resolvidas.
O momento da doença é o momento do enfrentamento de nós próprios,
é o momento de tirarmos o lixo que jogamos debaixo do tapete,
é o ensejo de encararmos nossas paredes rachadas.
O Evangelho nos propõe
tapar as trincas com a argamassa
do amor e do perdão.
Nada de martírios e culpas
pelo tempo em que deixamos
a casa descuidada.
O momento pede responsabilidade de não mais se viver de forma tão desequilibrada.
Quem ama e perdoa vive em paz, vive sem conflitos, vive sem culpa.
Quando atingimos esse patamar de harmonia interior, nossa
mente vibra nas melhores frequências do equililíbrio e da felicidade,
fazendo com que a saúde do espírito se derrame por todo o corpo.
Vamos começar agora mesmo o nosso tratamento?
(Vinha de Luz - Francisco Cândido Xavier / Emmanuel)
Prática da presença de Deus
Certa vez, quando estava meditando, ouvi Sua voz sussurrando: "Tu dizes que Eu estou distante, mas é porque não te interiorizas. É por isso que dizes que estou distante. Eu estou sempre dentro de ti. Interioriza-te e Me verás. Estou sempre aqui, pronto para te acolher."
Paramahansa Yogananda,
"A Eterna Busca do Homem"
(Vinicius de Moraes)
...não deixe que a vida passe em branco e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades."eu poderia suportar, embora não sem dor que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos" .
Minuto de Sabedoria
Não sinta medo, para não atrair críticas.
Se tem certa maneira de comportar-se que sabe que está certa, mas os outros julgam errada, não tenha medo.
Se tiver, atrairá uma onda de críticas e maledicências.
Se não tiver medo, ninguém terá coragem de falar de você.
O medo irradia forças negativas, que atraem críticas.
Se você não teme, paralisa a crítica nos outros, que se sentem tolhidos e dominados por sua força mental positiva.
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Omraam Mikhaël Aïvanhov
O sol é poderoso, mas, nem mesmo ele, em toda a sua glória e esplendor, é capaz de iluminar um ambiente com as cortinas fechadas.
Quem quer luz, que abra as cortinas da sua mente, do seu coração e do seu corpo.
silêncio
Quando o amor do Cristo fala ao coração, o iniciado se cala!
Ele conhece a magia da voz do silêncio.
Ele escuta sua sabedoria secreta.
E se fortalece na prece sincera e silenciosa e agradece.
Ele é o iniciado, e o Cristo é o seu mestre.
E o seu coração é o templo do encontro singelo.
Ele sabe que não há palavras que definam corretamente este encontro sublime.
Muitas vezes, somente suas lágrimas silenciosas é que são capazes de expressar o que se passa em seu coração.
O iniciado sabe o valor real das coisas e dos seres.
Por isso, ele aquieta a voz do ego e despacha para bem longe as suas artimanhas e armadilhas emocionais.
E no silêncio, ele ora, agradece e medita, abraçando secretamente toda humanidade.
E suas emanações sutis melhoram até mesmo os espíritos trevosos, que quedam, quietinhos, encantados com a luz irradiada de seu coração. Eles ainda não sabem, mas o abraço espiritual do iniciado é o abraço secreto do Cristo, o grande transformador dos homens e dos espíritos.
Nesse ensinamento iniciático profundo, encontra-se o cerne de toda a questão.
Quando o amor do Cristo fala ao coração, o iniciado se cala!
W.Borges
segunda-feira, 16 de julho de 2012
ESCOLHAS E CAMINHOS...
Você ainda se lembra das iniciações espirituais nas terras quentes do antigo Egito - quando o Mestre tocou o seu Ser e fez a Luz acontecer na câmara secreta do seu coração?...
Então, você olhou para a abóbada celeste e chorou as lágrimas do iniciado, admirado e agradecido ao Poder Gerador da Vida.
Ah, os seus olhos brilhavam tanto!...
E, ali, diante do templo e de seus pares, você jurou servir aos ditames da Luz.
Enquanto você orava, o seu peito virou um lindo sol rosado, morada de um grande Amor... E sua consciência voou para longe, além do mundo.
E na viagem espiritual, você comungou com as estrelas e encontrou-se com seus pares extrafísicos, amigos de outras eras, naquela sintonia que une os irmãos dos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Sim, você já voou muito, bem mais do que imagina... E isso o marcou indelevelmente - e o seu coração sabe.
É por isso que, às vezes, você sente saudades que não se explicam, pois elas não são do mundo dos homens. Na verdade, você sente falta das estrelas e do colóquio com os espíritos nos planos da Luz.
O fato é que você se deixou levar pelas coisas do mundo e se perdeu em si mesmo, arrastado por sua própria arrogância. E, agora, o vento do carma está batendo à sua porta...
Sabe?... As areias do deserto só cobriram os templos de pedra, mas jamais obstacularam a Luz no coração dos iniciados espirituais.
O que realmente bloqueia a caminhada sadia pela senda é a arrogância e a empáfia! E isso leva o Ser na direção do abismo...
Hoje, suas lágrimas não são mais de admiração - e, há muito tempo que você não agradece ao Alto pela existência. Sim, você se deixou levar... E suas lágrimas de agora são de revolta e confusão.
Você deixou as areias do seu ego invadirem o seu tempo secreto!
E, agora, as estrelas estão longe - e seus irmãos espirituais não conseguem mais ver sua trilha luminosa.
No entanto, se outrora o Emissário da Luz tocou o seu coração, então é provável que a chama espiritual ainda brilhe dentro de você.
Será?...
P.S.:
Espiritualidade não é doutrina ou grupo, é estado de consciência.
E, de que adianta ganhar o mundo, se as teias do ego tomarem o templo da alma?
Ah, na ampulheta do tempo rolam as areias das várias vidas...
E sábio é quem se fia na Luz e jamais trai o próprio coração.
Pois, aguentar o Amor fazendo o próprio peito virar sol não é fácil.
Quem trilha a senda da Luz, sabe que o Todo é o Grande Mestre
E iniciado espiritual é quem faz o bem sem olhar a quem...
(Dedicado, com admiração e respeito, aos que continuam firmes na senda espiritual – de todos os lugares -, e que jamais renegam a Luz que os guia na jornada...)*****
Paz e Luz.
- Wagner Borges
sábado, 14 de julho de 2012
Chico Xavier
Lembremo-nos de que o homem interior se renova sempre. A luta enriquece-o de experiência, a dor aprimora-lhe as emoções e o sacrifício tempera-lhe o caráter. O Espírito encarnado sofre constantes transformações por fora, a fim de acrisolar-se e engrandecer-se por dentro.
Liberdade
Você não poderá ser livre enquanto não tiver queimado as sementes das ações passadas no fogo da sabedoria e da meditação.
Paramahansa Yogananda
DAR
As maiores transformações de nossa vida surgem, quase sempre das doações
que fizermos.
Dar, na essência, significa abrir caminhos, fundamentar oportunidades
multiplicar relações.
Muitos acreditam ainda que o ato de auxiliar procede exclusivamente daqueles
que se garantem sobre poderes amoedados. Em verdade, ninguém subestime o bem que
o dinheiro doado ou emprestado consegue fazer; entretanto não se
infira daí que a
doação seja privilégio dos irmãos transitoriamente chamados à mordomia
da finança
terrestre.
Todos, podemos oferecer consolação, entusiasmo, gentileza, encorajamento.
Às vezes, basta um sorriso para varrer a solidão. Uma frase de solidariedade é
capaz de estabelecer vida nova no espírito em que o sofrimento crestou
a esperança.
A rigor, todas as virtudes têm a sua raiz no ato de dar. Beneficência, doação de
recursos próprios. Paciência, doação de tranqüilidade interior.
Tolerância, doação de
entendimento. Sacrifício, doação de si mesmo.
Toda dádiva colocada em circulação volta infalivelmente ao doador,
suplementada de valores sempre maiores.
Quem deseje imprimir mais rendimento e progresso em suas tarefas e
obrigações, procure ampliar os seus dispositivos de auxilio aos outros
e observará sem
delonga os resultados felizes de semelhante cometimento. Isso ocorre
porque em todo o
Universo as Leis Divinas se baseiam em amor -- no que, no fundo, é a
onipresença de
Deus em doações eternas.
Em qualquer soma de prosperidade e paz, realização e plenitude, o serviço ao
próximo é a parcela mais importante, a única aliás, suscetível de
sustentar as outras
atividades que compõem a estrutura do êxito.
Dá do que possas e tenhas, do que sejas e representes, na convicção de que a
tua dádiva é investimento na organização crediária da vida, afiançando
os saques de
recursos e forças dos quais necessites para o caminho.
"Dá e dar-se-te-á" -- ensinou-nos o Cristo de Deus.
Unicamente pela benção de dar é que a vida de cada um de nós se transformará
numa benção.
(Obra: Alma e Coração - Chico Xavier / Emmanuel)
Sinta a felicidade.
Quem de nascença não enxerga talvez diga "a luz não existe". Para quem
nasce na surdez, "o som não existe".
Da felicidade, que nunca foi sentida, talvez se possa dizer que "não existe".
Mas ela existe.
E é seu destino ter a posse dela. Faça-a crescer por inteiro, pois, posta por Deus,
ela, em essência, já está em você.
A felicidade se alevanta por suas ações de amor, mesmo as de um mínimo serviço,
de uma ínfima alegria, de uma faísca de esperança.
Lourival Lopes
PEQUENA TÉCNICA DO RISO DA CRIANÇA
(Para Expandir o Amor e a Alegria)
(Por Mônica Allan)
1. Integre-se ao Universo, por meio de uma música suave, de sua preferência. Eleve os seus pensamentos para as estrelas, abrindo seus sentimentos.
2. Respire observando o ar entrar e circular por dentro do corpo. Conecte-se com o prana* e seu sentido de alimentar a evolução, inclusive fisicamente.
3. Sua coluna funde-se ao eixo planetário. Seus pés aprofundam-se na terra, e o topo da sua cabeça se abre para o céu. Estrelas vão entrando continuamente pelo centro do seu chacra coronário** e escorrendo por dentro do seu cérebro, iluminando-o e esvaziando seus pensamentos. Aos poucos, e sem pressa, vá ficando apenas numa sintonia de amor e com a sensação profunda do infinito em você mesmo.
4. Acenda a sua glândula pineal***, como um sol suave e precioso. Deixe um calor agradável se expandir pelo campo da consciência e, de onde estiver, olhe o seu próprio corpo. Aceite-o como o templo da sua alma. Cuide bem dele, através dessa aceitação, reorganizando-o e instruindo-o como achar necessário.
5. Acenda um pequeno ponto de luz dourado entre as suas sobrancelhas. Ligue-o, por meio de um fio dourado, à sua glândula pineal e a um outro ponto, bem no meio da parte posterior da sua cabeça. Esse fio é incandescente e libera pequenas rajadas (como descargas elétricas), por todo o campo interno da sua cabeça. Repita isso quantas vezes desejar, sempre dentro da sintonia de amor universal.
6. Esvazie novamente a mente e mergulhe no silêncio.
7. Deixe que um riso de criança venha chegando até você. Continuamente, com tranquilidade, vá apurando essa sintonia e percebendo se chegam mais risadas de crianças.
8. Mantenha a calma e a sintonia nesse sentir. Não faça nada, apenas sinta e compartilhe o Amor e a Alegria com o Universo, despertando em você mesmo o sentido verdadeiro da criança. Seja grato pela vida, tocando a tudo e a todos com seus risos de criança.
Paz e Luz, Amor e Alegria,
Assinar:
Postagens (Atom)