sexta-feira, 31 de maio de 2013

E que...


 

... E que não me falte paz. E que não me falte fé.
E que venham novos dias, coloridos e floridos.
Amém.

Karla T.

Temporárias...



Bem-aventurado aquele que livre se sente para quando necessário, descartar rígidas e confortáveis certezas por certezas flexíveis e temporárias, aceitando suas inexatidões e respeitando a sabedoria dos amanhãs, conforme se revelam às conveniências do seu próprio amadurecimento. E do alheio.

Guilherme Antunes

A vida

Que da minha maneira, eu possa entender que a vida é essa eterna busca entre ser feliz com você e bom para os outros. Que todo encontro seja verdadeiro e lido pela linguagem do coração, aquela que nos faz acordar com a certeza de que hoje será melhor e que todas as coisas boas já se arrumaram no meu caminho, desde ontem.

Helyeith Cruz

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Augusto Cury

“Fazemos seguros da casa, do carro, colocamos grades nas janelas, mas não temos 
nenhuma proteção no mais importante e delicado território: o da emoção”.

Augusto Cury

A maior aventura de um ser humano é viajar,
E a maior viagem que alguém pode empreender
É para dentro de si mesmo.
E o modo mais emocionante de realizá-la é ler um livro,
Pois um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
E descobrir o que as palavras não disseram...

Desejo

Desejo que você
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina,
Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de idéias. Lute pelo que você ama.
Augusto Cury

Ser feliz

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Augusto Cury

A Pior Prisão do Mundo - Augusto Cury


 A todos os que não desistem de si mesmos,  que  reconhecem o seu cárcere e descobriram que a vida é o maior de todos os  espetáculos,  um espetáculo dado pelo Autor da   existência.
Aos que, mesmo com lágrimas, anseiam pelo direito de ser  livres  e felizes..

Na relação com as drogas vive-se a vida como se ela fosse uma primavera incansavelmente bela, mas nos capítulos finais perdem todas as flores que financiam o encanto da existência, e transformam-na num inverno inesgotável. Nas primeiras doses sentem-se imortais, zombam do mundo e o acham careta, mas com o passar do tempo matam-se um pouco a cada dia.
Definitivamente, usar drogas é um desrespeito à própria inteligência.





A questão das drogas é muito mais séria do que a questão moral ou jurídica. Elas não devem ser usadas porque são proibidas e nem somente porque trazem prejuízos físicos, mas porque encerram a emoção num cárcere, esfacelam o sentido da vida e destroem o mais nobre dos direitos humanos – a liberdade.
"A sabedoria de um homem não está em não errar e não passar por sofrimentos, mas no destino que ele dá aos seus erros e sofrimentos. Quem consegue eliminar todos os erros e angústias da vida? Ninguém! Não há uma pessoa sequer que não passe por desertos emocionais. Os sofrimentos podem nos destruir ou nos enriquecer. Todas as pessoas portadoras de alguma doença psíquica, incluindo os dependentes de drogas, devem assumir com coragem e desafio suas misérias e usá-las como fertilizante para enriquecer sua história. 
A grande maioria dos pais não sabe conquistar seus filhos nas dificuldades; o medo, a apreensão e a ansiedade que os invadem bloqueiam as suas inteligências e com suas reações impulsivas, acabam atrapalhando mais do que ajudando.Irritação, agressividade, punição aos filhos e autopunição não resolvem; ao contrário, prejudicam. Claro que, na fase inicial, colocar limites e até dar uma boa bronca pode ajudar, mas é insuficiente, pois o problema é mais profundo."
Coragem para atravessar o deserto da dependência, paciência para fazer a travessia, sabedoria para escolher o melhor caminho e amor para renovar as forças durante a caminhada são necessidades fundamentais, tanto das pessoas dependentes, como daqueles que os estão ajudando: pais, educadores e profissionais.
Mesmo diante da mais dramática situação, devemos irrigar a alma de esperança.
Jamais devemos desistir de uma pessoa, por mais doente que esteja, por mais recaídas que tenha, por mais batalhas perdidas. 
Um dia, o pior inverno se tornará a mais bela primavera. 
Quem errou mais ? O pai ou a mãe ? Não são essas as perguntas que devem ser feitas, mas sim: 'O que juntos vamos fazer para ajudar nosso filho.
Os erros que cometemos e/ou cometeremos não podem nos frustrar, mas nos amadurecer.
Dar conselhos pouco resolve. Mostrar que as drogas fazem mal à saúde também não.
É uma batalha tão grande que deixa os próprios psicoterapeutas sem ação.
Nesta batalha é completamente ineficaz falar mal do inimigo. É preciso mudar o foco de atenção
Para vencer o cárcere da emoção é necessário que os pais e os filhos construam um novo relacionamento, mais alegre, mais divertido, mais simples e afetivo.          
Devemos gravar esta frase: 'Os pais devem se preocupar menos com a droga usada pelo filho e mais com o filho que usa a droga'. Geralmente ocorre totalmente o contrário.
A correria do dia-a-dia, a fadiga do trabalho, os compromissos sociais e os problemas da vida acabam, naturalmente, tornando as relações entre pais e filhos distantes e muito formais. Esse clima de seriedade e frieza piora muito quando os pais descobrem que um filho está usando drogas, por isso, o primeiro passo para os pais se aproximarem de seus filhos é deixar a crítica, o medo e as acusações de lado e começarem a fazer de sua família uma festa, um canteiro de prazer.
Outra coisa importante a acrescentar é que os pais não devem valorizar somente os filhos que não usam drogas. Uma pessoa que está usando drogas, por mais indiferente que pareça, ainda é uma pessoa muito sensível, sentindo-se facilmente rejeitada.
Sem o exercício da arte de ouvir e da arte do diálogo, não há caminho para os pais ajudarem seus filhos, pois agirão como policiais e não como seus amigos. Se, ao contrário, aprenderem essas duas nobilíssimas artes da inteligência, ainda que tenham dificuldades em pedir desculpas uns aos outros, pelos ouvidos rígidos e pelo diálogo engessado, certamente o relacionamento entre eles sofrerá uma profunda revolução.
Comece tudo de novo. Recomece quantas vezes for necessário. Dê sempre uma nova oportunidade.
Refaça as forças para uma nova batalha.                                                      

Pais e profissionais (psicólogos, psiquiatras, terapeutas), nunca desistam.
É indispensável irrigar nossos filhos com esperança.
Nem a perda de algumas batalhas quer dizer a perda de uma guerra.
Desistir nunca, perseverar sempre

O pior cárcere não é o que aprisiona o corpo, mas o que asfixia a mente e algema a emoção. 

Augusto Cury

“ nunca seremos plenamente líderes de nós mesmos, nunca controlaremos todos os nossos pensamentos e emoções, mas isso não quer dizer que nossas mentes sejam um barco que navega ao sabor do vento. Podemos não controlar muitas variaveis que dão instabilidade ás ondas de nossas emoções, mas podemos tomar o leme da inteligência e atingir nossos objetivos.” 

Augusto Cury

“... ouvir é uma tarefa dificil, que poucos sabem desempenhar. Ouvir não é só ficar parado diante dos sons e palavras ditas pelos outros. É muio mais do que isso, implica nos despacharmos de todos os conceitos e julgamentos preconcebidos e precipitados que fazemos da pessoa que fala e das palavras que nos diz. Implica captarmos os sentimentos que vão sendo expressos na tonalidade das palavras e na forma como são faladas, ou seja, ouvir é entender aquilo que as palavras não puderam ou não quiseram dizer completamente. Implica ainda compreender e julgar os fatos com os elementos que nos são fornecidos , sem adicionarmos elementos nossos.”

Augusto Cury

“ Nunca desistir de si mesmo, tentar sempre, aprender a ser um agente modificador da sua história. Não se psicoadaptar à sua doença, ou seja, não se auto abandonar. Não ter medo das suas dores e frustrações, mas trabalhá-las com dignidade. Aprender a ter prazer nos pequenos eventos da vida. Resgatar a liderança do eu nos focos de tensão.”

Augusto Cury

“ a sabedoria de um homem não está em não errar e não passar por sofrimentos, mas no destino que ele dá aos seus erros e sofrimentos. Quem consegue eliminar todos os erros e angustia da vida? Ninguem! Não há uma pessoa sequer que não passe por desertos emocionais, os sofrimentos podem nos destruir ou enriquecer. Todas as pessoas portadoras de alguma doença psiquica, incluindo os dependentes de drogas, não deveriam se punir e mergulhar numa esfera de sentimentos de culpa, não importa a extensão de sua doença e a frequencia de suas recaídas. Ao contrario, devem assumir com a coragem e desafio suas misérias e usá-las como fertilizante para enriquecer sua história, nisto consiste a sabedoria.” 

Sindrome de Trihiper

 A hipersensibilidade emocional faz com que uma pessoa viva a dor dos outros , se preocupe com todo mundo menos consigo mesma. Sofra intensamente qd ofendida e tenha impacto diante de pequenos problemas. A hiperprodução de pensamentos representa a sindrome SPA que é a sindrome do pensamento acelerado. Portanto,a sindrome de trihiper contem a sindrome SPA. A sindrome SPA gera fadiga excessiva devido ao roubo de energia cerebral provocado pelo excesso de pensamentos, ansiedade, déficit de concentração, deficit de memoria, insatisfação diante da rotina. A hiperprodução com a imagem social faz com que uma pessoa espere muito dos outros, gravite em torno do que dizem e pensam dela, uma pequena rejeição ou critica é capaz de estragar o seu dia ou a semana. Normalmente as pessoas portadoras da sindrome trihiper são as melhores pessoas da sociedade. São ótimas para os outros mas péssimas para si mesmas, por terem menos defesa, ficam mais expostas aos transtornos emocionais, como a depressão e a ansiedade.” 

. Provérbio Chinês.



AUGUSTO CURY


“... o pior prisioneiro é o que não enxerga seus próprios limites. O pior doente é aquele que represa suas emoções e tem medo de admitir suas fragilidades, fracassos e momentos de insegurança.”