segunda-feira, 28 de março de 2011

Quando a vida sorri



Nem tudo é preto e nem
tudo é branco na vida.
Se muitas vezes
temos a impressão que
o mundo e todas as misérias dele
recaem sobre nós é por
que não olhamos com mais
objetividade para nosso interior
ou os passos
que deixamos para trás.
É próprio do ser humano,
ou da maior parte dele,
de revisitar a vida mais facilmente
nos momentos dolorosos.
Vamos,
passo a passo,
revendo isso mais aquilo,
sempre somando as tristezas.
Parece que queremos nos
convencer da nossa razão
de tristeza existencial,
provar a nós e aos outros o
quanto somos
privados da felicidade
que cremos
(mas só cremos!)
destinada a alguns privilegiados.
Há cada ano quatro estações
distintas que nos
mostram que a vida está
sempre em movimento.
Há cada dia
variações de temperatura
e de luminosidade que provam
que a vida não é estática.
E é assim conosco.
Depois das primeiras horas,
primeiros dias e primeiros
anos muito e muito aconteceu.
Por que então privilegiar
os momentos onde a vida
pareceu mais árdua,
por que medir os rios de
lágrimas que choramos e não
os quilômetros de sorriso que demos?
Mesmo se poucos
(e o que é pouco na contagem de uma vida?),
esses momentos existiram.
Com certeza, existiram.
A vida sorri aqui e acolá.
Sorri quando nasce uma criança,
quando brota uma flor,
quando as férias chegam,
quando revemos alguém
depois de longo tempo,
quando nosso coração descobre
a alegria de enxergar outro coração
e assim por diante.
Não fugindo da realidade
que nos cerca e que
devemos enfrentar,
é bom relembrar o que de bom
e bonito nos aconteceu.
Visitar mais vezes nos recantos
da memória o bem que nos fizeram,
o dia mais marcante,
os momentos que compartilhamos
e as gargalhadas que demos.
Devemos acreditar que no muro
que está diante de nós
pelo menos uma janela
vai se abrir,
assim como se abriram
as portas pelas quais atravessamos
e que nos conduziram até o hoje.
Quando a vida nos sorri
devemos tirar um retrato
dela e colocar num
grande quadro,
bem visível no lugar que
mais ficamos na nossa casa.
E olhar pra ele mais vezes,
mais intensa e mais profundamente.
Um momento de felicidade
pode ser muito maior e compensar
centenas de outros menos alegres.
Se acreditamos nisso vivemos muito
mais e muito mais serenamente.
Leticia Thompson

Enfrentando a depressão


Considerada pelos especialistas como o mal do século 21, a depressão já atinge cerca de 15% da população mundial. A depressão é um estado d´alma que tem como causa diversos fatores. Mas o principal deles, e muitas vezes ignorado pelos especialistas, está radicado no cerne do Espírito imortal.

O Espírito eterno é herdeiro de si mesmo. Pela Lei de Causa e Efeito ele traz, ao nascer, as experiências acumuladas ao longo dos milênios.

O que geralmente ocorre é que o Espírito que se reconhece culpado cria, inconscientemente, um mecanismo de autopunição. Sabe que infringiu as Leis Divinas e por isso não se permite ser feliz.

Assim, nos porões da consciência, o que Freud chama ID, estão esses clichês mentais que muitas vezes são causadores de depressões graves.

Por essa razão, nem sempre é possível reverter esse mal sem uma ação profunda e efetiva, nas raízes do problema. O que acontece, muitas vezes, é que, sem se aperceberem da gravidade da enfermidade, muitos pais fortalecem as bases da depressão nos primeiros anos de existência dos filhos, adotando um comportamento inadequado.

Quando a educação se baseia principalmente em questões materiais, visando uma projeção social e a abastança financeira do ser, geralmente está se criando fortes bases para que a depressão possa se instalar.

Um exemplo simples está no fato de pais e educadores massificarem a idéia de que o sucesso é de quem consegue um lugar de destaque na sociedade.

E que vencer na vida significa ter um cargo importante e dinheiro sobrando.

Desde pequena a criança aprende a fazer cálculos, ouve falar em investimentos financeiros, juros, aprende a comparar seus brinquedos com os do amigo, o carro do pai com o carro do vizinho, etc.

É iniciada desde cedo num mundo de competições, de concorrências, de incentivo ao ter em detrimento do ser.

Por tudo isso, quando essa criança se torna adulta e mergulha numa profissão, não está preparada para lidar com as emoções e fraquezas que trouxe consigo de outras eras.

Saberá muito bem calcular o quanto seu colega ganha mais do que ele, mas não subtrair uma simples ofensa do companheiro de trabalho.

Saberá lutar pela primeira posição na empresa, mas não tolerar a mínima frustração de um afeto não correspondido.

Conseguirá traçar metas brilhantes para elevar os lucros da empresa, mas não vencer o abismo que o distancia dos entes queridos.

Criará estratégias eficientes para elevar-se na hierarquia, galgando postos de relevância, mas não compartilha a mínima tarefa em equipe.

Quando não consegue nenhuma dessas façanhas que julga importantes, frustra-se e acredita-se imprestável, impotente, inútil.

E, no final de tudo, aparece a depressão. Esse mal que tem origem nas raízes do ser imortal e que é causa de muitas desgraças nos dias atuais.

Outro ponto falho é deixar de passar às crianças a idéia de Deus como um pai amoroso e justo, além de extremamente misericordioso.

Se ele cresce com a certeza da existência de Deus e do seu amor, saberá confiar e alimentar a esperança de dias melhores, mesmo tendo que enfrentar algumas noites sem estrelas.

A criatura que crê em Deus jamais se desespera, mesmo sabendo-se devedora das leis que regem a vida, pois tem a certeza de que Deus não quer o castigo nem a morte daquele que dá um passo em falso.

Sabe que Deus deseja, tão somente, que acertemos o passo no compasso das Suas soberanas leis.

* * *

Se o seu coração lhe diz que você já tropeçou antes, e as feridas abertas em sua alma o impedem de ser feliz, é momento de parar um instante para refletir.

É o momento de abrir a alma ao Criador, reconhecendo os atos insanos e rogar o Seu perdão em forma de oportunidades para refazer o caminho.

Certamente ouvirá a resposta do Pai amoroso a lhe dizer com suavidade:

Filho, cada dia que amanhece é a renovação da Minha confiança na sua redenção, no seu aprendizado, no seu progresso, como filho da luz que é.

E enquanto houver dias amanhecendo, você saberá que o convite do Criador está se repetindo ao seu coração de filho bem-amado.
Redação do Momento Espírita.

salmo 121

Elevo os meus olhos para o alto de onde me virá o socorro, o meu socorro vem do senhor que fez o céu e a terra.
O Senhor é Deus e guarda o seu povo na terra.

Em momentos dificéis o que devemos fazer?

Elevar nossos pensamentos ao alto e pedir ao Senhor que nos dê paciência e entendimento para compreender. Pedir que abra nossa mente para que nós não sejamos ingratos e injustos com Deus e com o próximo.
Sempre Deus nos avisa o que acontecerá em nossas vidas pela sua palavra, por isso a importância da comunhão e da fé...

Voz do coração


Quando o Coração de nossa alma, não vai bem ficar uma sensação de apertado
Um batimento um ritmo..quase querendo parar!!!


Quantas vezes você já falou ou ouviu alguém dizer: Estou com um aperto no coração. Esse sentimento já aparece como um aviso, uma premunição de algo ruim, mas muitas vezes não compreendemos exatamente como e porque isto ocorre.


Esse aperto ocorre quando a alma “cheira a dor” e reage em nosso coração. É uma forma física de se alertar o que o lado espiritual já sabe que irá acontecer. É uma dor bem peculiar, dói fisicamente e emocionalmente, é o pressentimento, a intuição.
Esse sentimento funciona como uma espécie de defesa humana, que funciona da mesma forma que o extinto animal. Por exemplo, antes das tempestades os pássaros fogem, os tatus se escondem, as baleias se debatem e o nosso coração aperta.
E é assim em diversas situações, quando menos se espera, em uma entrevista de trabalho, em casa vendo uma foto antiga, na cama pensando em alguém, o coração aperta. Pronto, o alarme soou e descobrir o que está acontecendo é uma questão de autoconhecimento.
Mas o que acontece é que a maioria das pessoas não dá atenção a esse alerta, e, mais cedo ou mais tarde, acaba sofrendo. O pior mesmo depois de se machucar, dificilmente elas relacionam um fato ao outro, fazendo com que esse aperto pareça sempre um alarme falso.
Meu Deus, você já sentiu seu coração apertar perante alguma situação de sua vida? Você deu a devida atenção? Todos vivem pedindo um sinal, uma resposta, e quando têm, os ignoram. Repense, avalie, entenda o que o seu corpo e a sua mente querem te dizer.
O coração é a maior das bússolas humanas, indica o caminho certo a ser seguido. É preciso dar atenção e assumir esse instrumento sagrado. Então, faça apenas aquilo que agrada ao coração, e você verá as mudanças na sua mente, na sua alma, na sua vida.

“A voz do coração e a voz de nossa alma”

Janela da alma

Nossos olhos são "janela da alma",deixar eu explicar?


Vamos comparar nosso corpo a uma casa uma casa possui janelas, certo?
Às vezes as janelas estão abertas, e outras vezes estão fechadas.
Se as janelas estiverem abertas, quem está do lado de fora da casa pode perceber o que se passa dentro da casa; Se estiverem fechadas, somente os que estão dentro da casa, podem perceber (ou não) o que se passa lá fora.
Assim, também acontece com as pessoas; somos formados de corpo, alma e espírito. O corpo é a nossa casa e os olhos são as janelas dessa casa.
A Bíblia também fala de algo muito interessante sobre nossos olhos:
"Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que há em ti sejam trevas, que grandes trevas serão! - Mateus 6:22-23"


Acredito, que Jesus estava falando a respeito da maneira de olharmos as situações que temos todos os dias diante de nós. A maneira como olhamos estas situações fará grande diferença na nossa vida.



Pela janela da alma ninguém mente, as palavras podem dizer uma coisa, mas pelos olhos, você sente a verdade.
Pela janela da alma se enxerga, alegria, tristeza, mágoa, felicidade, tesão.
Nem sempre são necessárias palavras para se dizer algo, basta um encontro de olhar, um encontro entre as janelas da alma.
Olhando para a janela da alma é possível encontrar um culpado ou se descobrir um inocente, é possível adquirir ou perder a confiança.

Tudo é lindo no mundo de fora...
quando olhamos com os olhos da alma."
Muito além dos olhos físicos enconde o mistério que somente os olhos da alma pode ver desvenda-se aos poucos em seu tempo a imensidão da Sabedoria do Criador."

(universo de luz)

Despertar da consciência

A voz de Deus é a nossa consciência desperta!

É o sopro que nossa alma precisa para ser melhor..
para ser digna de recebe-lO e para distribuir a felicidade que essa benção nos trás...

O despertar da consciência é uma etapa da evolução espiritual. Trata-se de um processo essencialmente individual.
Cada um de nós é um espírito imortal, criado simples e ignorante, isto é, sem conhecimento dos valores, dos preceitos e das leis morais. Aos poucos, através de múltiplas e diferenciadas reencarnações, o espírito vai percebendo a sua individualidade e começa a ouivir a voz interior proibitória ou permissória antes da ação, e o autojulgamento depois da ação, que pode resultar no arrependimento moral.
Proporcional ao despetamento da consciência, é a capacidade de livre-arbítrio, sempre ligada à noção de responsabilidade pessoal. Quando Jesus alertou que "a semeadura é livre, mas acolheita é obrigatória", Ele se referia exatamene ao livre-arbítrio e à lei de causa e efeito, que sempre cobra o resgate dos débitos conforme a o nível de consciência de cada indivíduo.

Com o tempo...




Tenho aprendido com o tempo que a felicidade vibra na frequência das coisas mais simples. Que o que amacia a vida, acende o riso, convida a alma pra brincar, são essas imensas coisas pequeninas bordadas com fios de luz no tecido áspero do cotidiano. Como o toque bom do sol quando pousa na pele. A solidão que é encontro. O café da manhã com pão quentinho e sonho compartilhado. A lua quando o olhar é grande. A doçura contente de um cafuné sem pressa. O trabalho que nos erotiza. Os instantes em que repousamos os olhos em olhos amados. O poema que parece que fomos nós que escrevemos. A força da areia molhada sob os pés descalços. O sono relaxado que põe tudo pra dormir. A presença da intimidade legítima. A música que nos faz subir de oitava. A delicadeza desenhada de improviso. O banho bom que reinventa o corpo. O cheiro de terra. O cheiro de chuva. O cheiro do tempero do feijão da infância. O cheiro de quem se gosta. O acorde daquela risada que acorda tudo na gente. Essas coisas. Outras coisas. Todas, simples assim.
Do texto "Com o tempo"



sexta-feira, 25 de março de 2011






"Amanhã fico triste... amanhã! Hoje não.
Hoje fico alegre!
E todos os dias por mais amargos que sejam, eu digo:
Amanhã fico triste, hoje não"

PS: Poema encontrado na parede
de um dos dormitórios de crianças do campo de
extermínio nazista de Auschwitz



terça-feira, 22 de março de 2011

Edson Marins









Somente vire a pagina de um livro quando
tiver certeza de ter entendido o contexto e as
entrelinhas, evitando correr o risco de perder
algo precioso em sua vida ou não entender o final da historia...


segunda-feira, 21 de março de 2011





"Que sejam protegidos todos
os que veem muito além
das aparências.
Todos os que ouvem bem
pra lá de qualquer palavra.
Todos os que bordam maciez
no tecido áspero do cotidiano."



(Ana Jácomo)

Emanuel



E as pétalas
Desprendem-se das flores,
Enviam o perfume que distilam
Para o Alto, sempre mais Alto,
Em reverência a Deus…
E depois se espalham pela Terra
Em sinal de agradecimento
Pela cor e beleza, aroma e vida,
Com que o mundo as fez,
Belas e brilhantes.



Uma rosa

sábado, 19 de março de 2011

Que você sempre tenha um anjo ao seu lado

mountains and sun rays



Que você sempre tenha um anjo ao seu lado cuidando de você em todos os
as coisas que faz... lembrá-lo de continuar acreditando em dias melhores
Encontrar maneiras para seus desejos e sonhos se tornem realidade
Dar-lhe a esperança que é tão certo quanto o sol
Dar-lhe a força da serenidade como o seu guia
Que você sempre tenha amor, conforto e coragem

E que você sempre tem um anjo ao seu lado
Alguém lá para pegar você se você cair
Incentivar seus sonhos...
Inspirando sua felicidade

Ser sua mão e ajudá-lo através de tudo
Em todos os nossos dias, nossas vidas estão sempre mudando
Lágrimas vêm junto, assim como os sorrisos
Ao longo das estradas, viagem, as milhas podem ser mil vezes mais linda do que sozinho
Que eles possam dar-lhe presentes que nunca, jamais final: alguém maravilhoso para amar e um querido amigo em quem você pode confiar
Que você tenha o arco-íris depois de cada tempestade
Que você tenha esperança de mantê-lo aquecido

E que você sempre tem um anjo ao seu lado

Douglas Pagels

Coríntios



Portanto, meus amados irmãos,
ser firme...

1 Coríntios 15:58









As dificuldades surgem na
vida de todos nós.
Importante... é lidar
com os tempos difíceis, lidando
com as mudanças, e
chegar ao
outro lado onde o sol está
ainda brilhando
só para você ...

É preciso ser uma pessoa forte para
lidar com tempos difíceis e
escolhas difíceis.
Mas você é
uma pessoa forte.
A coragem pode demorar...
Mas você possui a
coragem interior para vê-lo
completamente. É preciso ser um
participante ativo em sua
vida.
Mas você está no
banco do condutor, e você pode
determinar a direção que você
quer que o amanhã queria entrar...

Aguenta aí ... e toma
cuidado de ver e não perca
de vista a única coisa que é
constante, bonita e verdadeira:
Tudo vai ficar bem -
por causa do tipo especial
de pessoa que você é.

Então ... a partir de hoje...
Aguenta-te, e não
tenha medo de sentir como o
sol da manhã está brilhando ...
só para você.
Poema por Douglas Pagels



Tempo

Para tudo existe uma época
e um tempo para todo o propósito debaixo do céu ...


________________________________ Eclesiastes 3:1