quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sem ter visto a vida



Que eu ainda sou bem moço para tanta tristeza
E deixemos de coisa, cuidemos da vida,
Pois se não chega a morte ou coisa parecida
E nos arrasta moço, sem ter visto a vida.

Canteiros (Música do Fagner baseada na obra de Cecília Meireles)

Você é uma pessoa sensível, por isso sofre, como eu, como tanta gente, mas o bom é que nosso lado de luz quando brilha ilumina o mundo.Você é uma pessoa que se acha comum, que imagina que não tem nada de especial, mas quando alguém se interessa por você logo percebe que há primeiro na sua superfície e depois no seu interior, algo que atrai, que cativa e que convida para entrar em sua vida para não ter mais data para sair.

Quando se sentir triste, bem triste, caminhe pelos canteiros do seu jardim, olhe para dentro de você e veja que tudo que enfrenta é apenas um pedaço da sua história, se esforçou para ganhar e sofreu por perder, é assim o tempo todo, nossa trajetória é sinuosa, curvas pra cima e para baixo. A transitoriedade de tudo é uma poderosa lição para que você não fique demasiado tempo se lamentando.Tudo pode acabar a qualquer momento, mas se você tiver apenas um motivo para dizer que é importante para si mesmo ou para alguém descobrirá um segredo.Que sem a sua existência o mundo seria pior.

Quando leio meu pequeno dicionário de palavras ao vento com meus olhos de vaga-lume procuro por palavras que possam me carregar até você, daí escolho algumas como Abraço, que segundo meu dicionário quer dizer juntar no espaço entre os dois braços unidos e o nosso peito alguém que queremos bem. Ou contentamento, que no meu vocabulário expressa o sentimento que brota em nosso coração, mesmo se estivermos a sombra de um vulcão, que viver vale a pena. E desconhecido, que na minha línguaé quando vencemos o medo e nos lançamos de braços abertos a qualquer desafio.

(Andre Aquino)



Do que realmente somos capazes?




Alguns casos célebres de previsões e julgamentos do Mundo que deram errado, talvez possam iluminar estas reflexões e inspirar nossa jornada:

Após o primeiro teste cinematográfico de Fred Astaire, o memorando do Diretor de testes da MGM, datado de 1933, dizia assim:

Não sabe representar! Ligeiramente calvo! Dança um pouco.

Astaire conservou este memorando pendurado sobre a lareira, em sua casa, em Beverly Hills.

Beethoven segurava o violino desajeitadamente, e preferia tocar suas próprias composições, ao invés de aperfeiçoar sua técnica.

Seu professor julgava-o um compositor sem futuro.

Os pais do famoso cantor de ópera Enrico Caruso, queriam que ele fosse engenheiro.

Seu professor lhe disse que ele não tinha voz e que não poderia cantar.

Um dos professores de Albert Einstein o descreveu como: Mentalmente lento, insociável e eternamente mergulhado em seus sonhos imbecis.

Louis Pasteur foi apenas um aluno mediano nos estudos do ensino fundamental. Ficou em décimo quinto lugar entre os 22 alunos de Química.

Dezoito editores recusaram a história de 10.000 palavras de Richard Bach sobre a gaivota sublime. Finalmente, em 1970, uma editora resolveu publicá-la.

Em 1975, já havia mais de sete milhões de exemplares vendidos, apenas nos Estados Unidos.

Todos esses expoentes mostraram ao Mundo que seu julgamento estava errado.

Mostraram que somos nós apenas, na intimidade de nossa força de vontade, de nosso brilhantismo secreto, os únicos aptos para saber do que realmente somos capazes.

Os julgamentos do Mundo, das pessoas, são completamente insuficientes para avaliar o imo de nosso ser.

Avaliam situações momentâneas, cenas estanques, experiências isoladas, mas nunca aquilatam a potencialidade da alma.

Assim, todos esses gênios e tantos outros anônimos na Terra, de tempos em tempos surpreendem o Mundo com seu esplendor.

Ninguém melhor do que eles conheceu a palavra obstáculo.

Mas, certamente, não encararam as adversidades, as barreiras, como a maioria de nós ainda as enfrenta.

Onde ainda vemos impedimento, oposição, eles vêem superação, vêem oportunidade.

Oxalá se faça próximo o dia em que possamos olhar para trás, em nossas vidas, após uma grande conquista, e dizer: O Mundo estava errado. Eu fui capaz.

Celebremos a auto-superação sempre que possível.

Instauremos este hábito em nossos filhos desde pequenos, mostrando-lhes que as derrotas fazem parte do caminho, e que, ao invés de nos puxar para trás, quando bem compreendidas, nos impulsionam para frente.

E quando das vitórias, ao invés de erroneamente inflar-lhes o orgulho, fazendo comparações tolas com os outros, lembremos de lhes mostrar que estão melhores do que eram, e que isto é o mais importante.

(Redação Momento Espirita)


domingo, 27 de junho de 2010

Escolhi acreditar


"A fé é o complemento aperfeiçoado da razão."

(Manuel García Morente)

José Saramago, um dos maiores escritores de todos os tempos, não acreditava em Deus, para ele Deus era uma fantasia das pessoas, Deus teria sido inventado por uma necessidade humana, ou por medo da morte, ou por acreditar numa vida além dessa que já vivemos. Ele escolheu não acreditar e sua obra é um belo desfile de argumentos para nossas reflexões a respeito das religiões.

Eu acredito num caminho intermediário entre os que acreditam e os que não acreditam, eu abraço uma fé que ao invés de fechar meus olhos os torna ainda mais abertos para a vida, para as pessoas ao meu lado e para as que não vejo, para a natureza e seus ciclos.Porque o maior cientista de todos os tempos Albert Einstein certa vez declarou : “Existem apenas duas maneiras de ver a vida: Uma é pensar que não existem milagres; e a outra é perceber que tudo é um milagre”. Eu escolhi acreditar que tudo é um milagre, outras pessoas não, mas outra regra de ouro minha é respeitar opinião.

A fé pode ser unida ao conhecimento sim, porque daí algo maravilhoso acontece, porque dessa mistura maravilhosa nasce a sabedoria, e seus filhos, seus frutos são a sensibilidade, a arte, a generosidade e a poesia.

As pessoas precisam saber se respeitar, no que elas discordam não deveriam se combater, mas debater, sempre buscando aprender um com o outro. Eu acredito no ser humano porque se fosse diferente eu não acreditaria em mim.

A minha busca pela verdade se chama “meu caminhar” porque cada passo que dou é repleto de aprendizados que eu divido, eu escolhi acreditar em milagres.

Milagre vem do latim miraculum, do verbo mirare, que quer dizer "maravilhar-se", é um fato dito extraordinário que não possui uma explicação científica. Para os crentes, sua realização é atribuída à onipotência divina, é considerado como um ato de intervenção de Deus no curso normal dos acontecimentos.

Para mim milagre é resultado da fé, não cega, mas consciente, em algo tão maior do que qualquer ciência ou pensamento humano que jamais saberemos dar qualquer explicação, porque não há palavras, não há imagens, não há nada que possa explicar Deus.

Apenas podemos senti-lo! Deus pode ser um grão de areia ou o universo inteiro! Amo vocês!

* Manuel García Morente : Nascido em 1886, foi um dos maiores filósofos espanhóis do século XX.Realizou os seus estudos na França e na Alemanha e, em 1912, aos 24 anos, obteve a cátedra de Ética na Universidade de Madrid. Juntamente com as aulas, dedicou-se a uma intensa atividade de tradução de obras clássicas da filosofia para o espanhol, como as três Críticas de Kant e as Meditações metafísicas de Descartes. Trabalhou ininterruptamente até 1936, quando eclodiu a Guerra Civil Espanhola. Destituído do cargo pelos republicanos, foge para Paris após a morte da esposa e o assassinato do genro. Certa noite, no hotel parisiense onde esperava ansiosamente pela chegada das duas filhas, dá-se conta do amor de Deus e converte-se ao cristianismo.

(Andre Aquino)

QUANDO O AMOR VALE A CRÔNICA




Como é que sabemos que encontramos aquela pessoa que será o companheiro de uma vida? Quando é que vale mesmo a pena cruzar a ponte que atravessa o “sempre por amor”?
Para essas perguntas não exibe resposta mágica. Afinal, relacionamento não é conto de fadas, e alma gêmea é coisa além da lenda...
Na realidade, seja você de que idade for, de que credo for, ou de que cor for, o seu companheiro de uma vida pode ser alguém que está ao seu lado. O seu amor pode estar esperando por você na próxima curva da vida. Ou pode ser alguém que passou e você nem notou.
O destino se faz quando aprendemos a nos relacionar e relacionar-se é tudo aquilo que não se aprende na teoria, na escola, ou em respostas de quem já encontrou sua cara-metade. Porque amor não se compra, nem se aprende em cursos de como amarrar alguém.
Destino não é coisa do coração, pois a única coisa a que estamos destinados nesse mundo é a nos relacionarmos com o amor.
Aprendemos a nos relacionar quando respeitamos e consideramos como aliado quem decidiu viver um tempo ao nosso lado. Quando mantemos a amizade e respeitamos quem está do nosso lado como pessoa, e não apenas como uma extensão de nós mesmos.
É preciso acolher esse alguém que veio para somar e compartilhar, e também é necessário saber separar o que se vai... do que veio para ficar.
Esse complemento que tanto buscamos no outro não é um dever e, sim, uma entrega que descobrimos pouco a pouco, em quem escolhemos amar.
Ter alguém para chamar de amado é uma responsabilidade, ainda mais em um tempo onde, pouco a pouco, as pessoas estão desaprendendo a amar.

(Francisco de Oliveira)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Escutando os anjos



Se soubéssemos escutar os anjos,
certamente eles nos inspirariam
o melhor caminho a tomar, a decisão correta,
as palavras certas, na hora exata...
Mas nossa audição
não alcança o celestial.
Nossa mente está impregnada
dos ruídos que escutamos no decorrer do dia;
e à noite, ao invés de escutarmos o silêncio,
esses ruídos ainda ficam
martirizando nosso cérebro.
E é exatamente nesse momento,
que devemos elevar nosso pensamento
procurando nos desligar de tudo
o que acontece ao nosso redor.
Devemos silenciar nossa alma inquietante
nossa mente agitada, a dor que nos fere,
a solidão que nos cerca, o amor que machuca...
Devemos, pelo menos, tentar paralisar todos os ruídos
e nos aprofundar num silêncio absoluto.
E então, certamente,
os Anjos começarão a falar.
(GotasdePaz)

NA EXALTAÇÃO DO AMOR



A folha ressequida que cai, anônima, do pedúnculo em que nasceu, é bem o símbolo do poder oculto de Deus na Natureza.
Poder que é força, vida e amor...
Quem a recolheu?
O Sol? Não. O Vento? Não. O Homem? Não.
A folha desceu por si mesma, segundo os ditames preestabelecidos pelas leis gerais do Universo, para o seio fecundante da Terra que a transforma em novo elemento no laboratório da incessante renovação.
Assim também se movem as criaturas e os destinos.
A folha cai... Os mundos caminham... O homem evolve...
Brilha o Sol, naturalmente, mantendo a Família planetária nos domínios da Casa Cósmica. Avança o Vento, sem esforço, nutrindo a euforia das plantas.
Em princípios de soberana espontaneidade, constrói o Homem a própria existência.
Saber não é tudo.
Só o amor consegue totalizar a glória da vida. Quem vive respira. Quem trabalha progride. Quem sabe percebe.
Quem ama respira, progride, percebe, compreende, serve e sublima, espalhando a felicidade.
Siga, pois, seu roteiro, louvando o bem, esquecendo o mal e edificando sem repouso.
Se o caminho é áspero e sombrio, prossiga com destemor.
Lembre-se que na vanguarda há mais amplo local para a sua esperança.
Busque ouvir a mensagem do amor, onde passe.
Estude amando.
Responda aos imperativos da evolução, amando onde esteja.
Atenda ao semelhante, amando com alegria.
Satisfará, em tudo, a você mesmo, amando sempre.
Na marcha ascendente para o Reino Divino, o Amor é a Estrada Real. As outras vias chamam-se experiências que a Eterna Sabedoria, ainda por amor, traçou à grande viagem das almas para que o espírito humano não se perca.
Antes de você, o amor já era.
Depois de você, o amor será.
Isso, porque o Amor é Deus em tudo.
Viva, assim, a vida, amando-a para entendê-la.
Viver e amar...
Amar e compreender...
Compreender e viver abundantemente...
Ângulos de uma verdade só - A Vida Eterna.
No entanto, viver sem amar é respirar sem trabalho digno; querer com exclusivismo entorpecente é contemplar situações e circunstâncias com apriorismos que geram a enfermidade e a morte.
Se você sabe, portanto, o que é viver, por que não vive?
Só vive realmente quem ama.
Só ama efetivamente quem age para o bem de todos.
Só age, sem dúvida, para o bem de todos, quem compreende que o amor é a base da própria vida.
Fora dessa verdade, há também movimento e ação de sombra que tornará fatalmente à luz em ciclos determinados de choro, aprovação e martírio.
Nada novo, sempre a Lei, que funciona compassiva, mas inexorável, restituindo a cada sementeira a colheita certa.
Comande a embarcação de seu destino e não atribua a outrem os erros que as suas mãos venham a cometer.
De você mesmo depende a própria viagem.
Instrua a você, sem procurar encobrir, ante a própria consciência, as faltas que lhe arrojam a alma ao desencanto ou ao agravo das próprias necessidades do espírito.
Ainda que a noite lhe envolva o passo, alente, no imo do ser, o dia eterno da fé.
Não se confie ao sabor da invigilância, para que ela não lhe arraste a existência ao sabor do sofrimento.
Antes de nós, o Universo era o Santuário da Glória Divina.
Lembremo-nos, pois, de que Deus nos criou para acrescentar-Lhe a grandeza.
Não Lhe diminuamos o esplendor, cultivando a treva...
Enganaremos a forma.
Jamais enganaremos a vida que palpita, triunfante, em nós mesmos.
Aprenda a buscar aquilo de que você carece no próprio aperfeiçoamento, antes que alguém lhe ensine a preço de aflição.
Busque o roteiro exato, antes que outros se lhe ofereçam, no dia de sua perturbação, para guias de sua dor.
Força é poder. Idéia é força.
Mas só o amor condiciona o poder para a vitória da luz.
Ame o caminho. Caminhe e vença.
Anote hoje os seus movimentos, no ritmo do trabalho e da oração, e o amanhã surgirá com brilho sempre novo.
Sorria para os lances mais difíceis da estrada e os panoramas próximos e remotos descerrar-se-ão sorrindo à sua alma.
Não pare senão para refazer o fôlego atormentado.
Mais além, é a estrada de destino.
Não escute o murmúrio das sombras senão para socorrer as vítimas do mal, a fim de que os gemidos enganadores do nevoeiro não lhe anestesiem o impulso de elevação.
A fraternidade ser-lhe-á anjo sentinela entre os pântanos da amargura.
Cante o poema da caridade, seja onde for, e as criaturas irmãs, ainda mesmo quando algemadas ao crime, responder-lhe-ão com estribilhos de amor.
Guarde compaixão e a paz ser-lhe-á doce prêmio.
Exemplifique a fé que lhe honra a inteligência e o mundo abençoar-lhe-á todas as palavras.
Amanheça todo dia no serviço que lhe compete e o dever retamente cumprido manterá você, invariavelmente, na manhã luminosa da vida. Antes de amparar a você, ampare aqueles que, desde muito, suspiram pela migalha de seu amparo.
Antes de nossa vontade, a vontade do Senhor.
Antes do bem para nós, o bem necessário aos outros.
Seja para você a justiça que observa e corrige e seja para o irmão de jornada a bondade que ajuda e absolve sempre.
Sobretudo, guarde a certeza de que o amor se emoldura na humildade que nunca fere.
Coloque você em último lugar e a vida encarregar-se-á de sua própria defesa em qualquer parte.
Ainda mesmo com sacrifício, sob chuvas de fel e gritos de calúnia, renda diariamente seu culto ao amor e o amor na própria vida brilhará em sua alma, convertendo-a em estrela para a Glória Sem-Fim.
(Recebido espiritualmente por Waldo Vieira - Texto extraído do livro "O Espírito da Verdade" - cap. 78).

NA CASA DO TODO, NINGUÉM É ESTRANGEIRO


As estrelas não são estranhas.
Nem nenhum Ser...
Porque o Todo* está em tudo.
E, sendo assim, Ele também habita em nós.
Desde a galáxia mais distante, até o âmago de nossos corações...
É Ele em tudo.
Ninguém é estrangeiro!
Há uma Luz em cada coração.
E diferenças culturais, sexuais ou raciais não alteram isso.
Pois nada na Terra pode anular a essência espiritual de cada Ser.
Por isso, ninguém é estranho!
E de que adianta falarmos do Divino, se não O vemos no brilho do olhar dos outros?
Estranho é isso: não sermos capazes de perceber o Todo em tudo.
E, às vezes, nem em nós mesmos.
Aliás, somos capazes de negar até mesmo isso.
Estranha é essa nossa arrogância!
Que nos humilha tanto, e detona os nossos melhores potenciais.
O orgulho deixa-nos tão pequenos... E, iludidos, nem notamos isso.
Mesmo assim, brigamos e assumimos posição de gigantes.
Inflamos o nosso ego, mesmo vazios de consciência real.
Estranho é anestesiarmos nossa espiritualidade.
E fazemos isso para não pensarmos em outros horizontes além do físico.
E, mais estranho ainda, é quando sabotamos os nossos melhores sentimentos.
Fingimos que eles não existem e os sepultamos sob toneladas de ilusões.
Sim, somos capazes de abafar o amor em nós mesmos.
Ah, isso é que é estranho!
O universo, as estrelas, a vida e todos os Seres...
Tudo dentro do Coração Espiritual do Supremo.
Então, como considerar alguém estranho, se tudo está dentro do Todo?
E nós também?
Na verdade, esquecemos disso porque nos deixamos levar pela arrogância.
Por isso, nos tornamos estranhos até para nós mesmos.
Contudo, somos bem melhores do que supomos.
Sim, porque o Todo está em nossos corações e nos conhece profundamente.
E, quando deixamos o Amor fluir em nós, somos capazes de realizar coisas lindas...
Então, passamos a ouvir a Voz do Todo, que só o coração escuta.
E, quando isso ocorre, deixamos de ser estranhos para nós mesmos.
E aí, tudo muda... E ninguém parece mais estrangeiro.
E, em cada olhar, nós O vemos...
Ele, o Todo que está em tudo!
P.S.:
Ninguém é estranho!
Todos são companheiros de jornada.
E, mesmo sem entender tudo, sentimos isso.
Então, de alguma maneira intuitiva, compreendemos...
Porque, quem ama, sabe.
E é feliz, só por existir.
Sim, há uma Luz que brilha mais do que bilhões de sóis.
É a essência da alma.
Essa é a Luz que mora em nossos corações.
(W.Borges)

A grande viagem espiritual


View more presentations from Regina Zago.

CONTINUAREI

QUANDO FALAR...



Quando falar sobre a dor, deixe abertas as janelas da alma para compreender que o amor e a dor são tão parecidos que até os confundimos ao vê-los bem de pertinho. Quando falar sobre a paz, faça-o no rumor da guerra, e para ser ouvido na mais alta voz.

Quando falar sobre sonhos, acorde para vivê-los na melhor lucidez do seu dia. Quando falar de amizade, estenda a mão aos seus inimigos para que possa provar a si mesmo aquilo que gosta de dizer aos outros. Quando falar de fome, faça um minuto de jejum para lembrar daqueles que jejuam todos os dias, mesmo sem querer.

Quando falar de frio, abrace alguém.
Quando falar de calor, estenda a mão.
Quando estender a mão, mantenha o braço erguido para que perdure.
Quando falar de felicidade, acredite nela.
Quando falar de fé, cerre os olhos para encontrar a razão daquilo em que crê.
Quando falar de Deus, faça-o pelo silêncio do seu testemunho. Quando falar de si mesmo, aprenda a calar, para entender o amor, a dor, a paz, os sonhos

PESSOAS ESPECIAIS




Todos nós queremos ser pessoas especiais. Mais que uma questão de ter o ego saciado, sentir-se especial é sentir-se valorizado, diferente, mas de maneira enriquecedora.

Que somos únicos todo mundo fala. Não existem duas pessoas iguais, mesmo se a semelhança entre muitas pode ser extraordinária vez ou outra. Deus nos fez assim, diferentes, semelhantes e criaturas dele como todas essas maravilhosas coisas que nos cercam.

Mas acontece de nos sentirmos pequenos e insignificantes. Nem sempre sabemos lidar com nossos problemas e as coisas parecem tomar uma proporção muito maior do que são na realidade. Quantas vezes sentimos que o chão se abre sob nossos pés e nos perguntamos onde encontraremos forças para não cair! E nos perguntamos ainda onde outras pessoas conseguem encontrar forças, como conseguem, como levantam a cabeça, se erguem e vencem!

O que torna realmente uma pessoa especial em relação a outra não é o fato dela ter nascido com melhores condições. Se assim fosse, Jesus estaria entre a classe dos comuns, pois não poderia ter vindo ao mundo de maneira mais humilde.

O que torna uma pessoa especial é a sua vontade, convertida em capacidade de lidar com os tropeços da vida, as dúvidas, quedas, doenças e tantos outros impecilhos ao bem-viver. Para uns é mais fácil do que para outros sim, mas para todos é possível olhar para o Alto, se inclinar, trabalhar consigo e com suas emoções, dar a volta por cima e sair vitorioso.

O que nos segura e mantém vivos é a nossa fé, nossa esperança num amanhã ou numa eternidade que sabemos que está à nossa frente e nos espera. Como provar nossos conhecimentos se não passarmos por provas?

Cada dia quando fechamos a porta do último minuto e nos preparamos para o dia seguinte, é uma vitória alcançada.

Pessoas especiais aos olhos de Deus são as que não desistem, as que se voltam, recuam quando necessário e avançam quando preciso. São as que nunca perdem a coragem, mesmo nas aflições.

As que guardam a calma na tormenta porque tiraram da vida as lições, as que sabem que Deus não nos abandona, mas respeita, embora com tristeza, quando nos afastamos dEle.

Pessoas especiais abrem-se ao mundo e o abraçam. E por onde passam vão deixando rastros de luz, perfume de sabedoria, esperança para os que ficaram para trás, exatamente como deseja o coração de Deus.

Letícia Thompson



quarta-feira, 16 de junho de 2010

Nuvens que passam...


De repente, o vento se fez forte, açoitando a copa das árvores, arrancando-lhes folhas da cabeleira verde e espessa, jogando-as à distância.

Parecia que, de repente, a natureza houvesse enlouquecido e, desgrenhada, uivasse pelas ruas e praças, obrigando os transeuntes a procurarem abrigo.

O céu se cobriu de nuvens escuras, prenunciadoras de chuvas e o dia se fez noite, em plena manhã.

Depressa se fecharam janelas, se recolheram pertences.

Dos céus jorraram águas abundantes, fustigadas pela ventania, que as arremessava, com força inclemente, contra as casas, os muros, as grandes árvores.

Foram somente alguns minutos. Depois, os relâmpagos se apagaram e a chuva parou.

Uma grande quietude invadiu a natureza. A ramagem verde sacudiu as últimas gotas d´agua, o vento bocejou cansado, recolhendo-se.

Algumas horas passadas e o sol voltou a sorrir raios de calor e luz.

Quem olhasse para o céu iluminado, dificilmente acreditaria que há pouco a borrasca se fizera violenta.

* * *

Assim também é na vida.

Os momentos de lutas e de bonança se alternam.

Quando o sofrimento chega, em forma de enfermidade, solidão, desemprego, morte dos afetos mais chegados tamanha é a dor, que deixa em frangalhos o coração.

Acreditas que não haverá mais esperança, nem amanhã, nem alegrias. Nunca mais.

Tudo é sombrio. As horas, os dias, os meses se arrastam pesados. A impressão que tens é que nada, jamais, porá fim ao fustigar das dores.

Contudo, tudo passa como a chuva rápida do verão, logo substituída pelos raios do sol.

E transcorrido algum tempo, ao lembrares daquele período de dores, dirás a ti mesmo:Meu Deus, nem acredito que passei por tudo aquilo. Até parece um sonho distante.

Porque tudo passa na vida, porque tudo é transitório, passageiro, não percas a esperança.

O que hoje é, amanhã poderá ter feição diferente, deixar de ser.

Acima de tudo, recorda que o amor de Deus te sustenta a vida e não há, no Universo, força maior do que a presença de Deus atuando favoravelmente.

Dessa forma, quando a inclemência das dores te fustigarem a alma, recolhe-te à meditação e ouvirás o pulsar do Cosmo.

No silêncio identificarás as vozes da Imortalidade te falando aos ouvidos da alma, dizendo-te da vitória que haverás de alcançar.

Refugiando-te na oração, dialogarás com Deus, com a intimidade do filho ao pai ou ao coração de mãe.

Não entregues a batalha a meio. Prossegue. Embora as nuvens carregadas de dissabores que possam te envolver, lembra que logo mais, amanhã, outro dia, em algum momento, o sol voltará a brilhar.

Sol em tua alma, em tua vida. Pensa nisso e aguarda um tanto mais, antes de te entregares à desesperança.

Deus tem certeza do teu triunfo e da conquista plena de ti mesmo.

Confia nEle.

Redação do Momento Espírita.



segunda-feira, 14 de junho de 2010

Receita da ALEGRIA



Joga fora todos os números não essenciais para tua sobrevivência.
Isto inclui: idade, peso e altura.
Que eles preocupem ao médico. Para isto o pagamos.
Conviva, de preferência, com amigos alegres.
Os pessimistas não são convenientes para ti.
Continua aprendendo...
Aprenda mais sobre computadores, artesanato, jardinagem, qualquer coisa...
Não deixe teu cérebro desocupado.
Uma mente sem uso é oficina do diabo.
E o nome do diabo é “Alzheimer”.

Ria sempre, muito e alto.
Ria até não poder mais.
Inclusive de ti mesmo!

Quando as lágrimas chegarem:
agüenta, sofre e...
Segue adiante.

Agradeça cada dia que amanhece
como uma nova oportunidade
para fazer aquilo que ainda
não tiveste coragem de começar.
Apaga o cinza de tua vida.
E acenda as cores
que carregas dentro de ti.
Contagia de alegria ao teu redor,
e tenta ir além das fronteiras pessoais
a que tenhas chegado aprisionado pelo tempo.

(CLUBE DO BECO)

Sou um vencedor









" Hoje eu sou um vencedor.

Nada me abaterá.Todos os caminhos me conduzirão.
Todos os caminhos me conduzirão à vitoria.
Vencerei no trabalho; vencerei nos estudos; vencerei nos negócios; vencerei no amor; vencerei na saúde; vencerei todas as montanhas e obstáculos que surgirem diante de mim.
Eu sou um vencedor. "

(ANNA CHRISTINA DE PAIVA G.LOLLI)

domingo, 13 de junho de 2010

INFLUÊNCIAS ESPIRITUAIS SUTIS

Sempre que você experimentar um estado de espírito tendente ao derrotismo, perdurando há várias horas, sem causa orgânica ou moral de destaque, avente a hipótese de uma influenciação sutil.
Seja claro consigo, para auxiliar os Mentores Espirituais a socorrer você. Essa é a verdadeira ocasião da humildade, da prece, e do passe.
Dentre os fatores que mais revelam essa condição da alma, incluem-se:
- dificuldade de concentrar idéias em motivos otimistas;
- ausência de ambiente íntimo para elevar os sentimentos em oração ou concentrar-se em leitura edificante;
- indisposição inexplicável, tristeza sem razão aparente e pressentimentos de desastre imediato;
- aborrecimentos imanifestos, por não encontrar semelhantes ou assuntos sobre quem ou o que descarregá-los;
- pessimismos sub-reptícios, irritações surdas, queixas, exageros de sensibilidade e aptidão a condenar quem não tem culpa;
- interpretação forçada de fatos e atitudes suas ou dos outros, que você sabe não corresponder à realidade;
- hiper-emotividade ou depressão raiando na iminência de pranto;
- ânsia de investir-se no papel de vítima ou de tomar uma posição absurda de auto-martírio;
- teimosia em não aceitar, para você mesmo, que haja influenciação espiritual consigo, mas, passados minutos ou horas do acontecimento, vêm-lhe a mudança de impulsos, o arrependimento, a recomposição do tom mental e, não raro, a constatação de que é tarde para desfazer o erro consumado.
São sempre acompanhamentos discretos e eventuais por parte do desencarnado, e imperceptíveis ao encarnado, pela finura do processo.
O Espírito responsável pode estar tão inconsciente de seus atos que os efeitos negativos se fazem sentir como se fossem desenvolvidos pela própria pessoa.
Quando o influenciador é consciente, a ocorrência é preparada com antecedência e meticulosidade, às vezes, dias e semanas antes do sorrateiro assalto, marcado para a oportunidade de encontro em perspectiva, conversação, recebimento de carta, clímax de negócio ou crise imprevista de serviço.
Não se sabe o que tem causado maior dano à Humanidade: se as obsessões espetaculares, individuais e coletivas, que todos percebem e ajudam a desfazer ou isolar, ou se essas meio-obsessões de quase-obsidiados, despercebidas, contudo bem mais frequentes, que minam as energias de uma só criatura incauta, mas influenciando o roteiro de legiões de outras.
Quantas desavenças, separações e fracassos não surgem assim?
Estude em sua existência se nessa última quinzena você não esteve em alguma circunstância com características de influenciação espiritual sutil.
Estude e ajude a você mesmo.

- André Luiz –
(Recebido espiritualmente por Waldo Vieira – Texto extraído do livro “Estude e Viva” – FEB.)


SOL NAS ALMAS


Quando a depressão se aproxima e instala na sua consciência aquele clima mental cinzento e opressivo, é necessário reagir e acender a própria lâmpada interior.
É o que se denomina "Sol na Alma".
É uma espécie de ponte de ligação oculta entre o encarnado e o plano extrafísico de sua verdadeira origem: o plano mental.
Muitos pesquisadores espiritualistas em suas correntes mais diversas afirmam, acertadamente, que no plano mental não existe o tempo nem o espaço. Isso é verdade, porém, muitos se esquecem de que o Amor existe nesse plano, já que ele não depende nem do tempo e nem do espaço.
E é esse amor que você deve sintonizar para vencer a opressão que devora o seu otimismo e bem-estar.
Por isso, eleve o pensamento e tente criar a imagem de Luz branca puríssima interpenetrando todo o seu corpo, especialmente no cérebro e no coração.
Acenda o sol na sua alma e tente ter mãos de luz, coração generoso e pés que caminham conscientemente.
A estrada da vida pode ser muito dura, mas se o nosso coração é generoso, tudo podemos compreender.
As pessoas podem ser ásperas, mas se as nossas mãos forem brilhantes, tocaremos a todos com grande luz.
São muitos os percalços, mas se tivermos a consciência limpa, usaremos o discernimento e descobriremos o mais sensato a fazer.
A caminhada na terra é cheia de espinhos, mas uma consciência espiritualizada, conectada com o plano mental, transforma-se em um farol de luz, ou melhor, no sol das almas.
Nos seus momentos de meditação ou de prece, procure pensar na Luz branca que permeia todo o Universo e que é à base de toda vida.
Essa Luz é sutil, mas pode ser percebida se a sua lâmpada interior estiver acesa.
Pense naquele Amor criativo que está a favor da evolução de todas as criaturas.
Pense que você vive em conjunto com bilhões de almas, encarnadas e desencarnadas. Todas são como você e têm um sol interior. Embora não pareça, todas buscam as mesmas coisas que você: amor, paz, crescimento e luz.
Grande parte dessas almas perde-se nos desvarios humanos. Mergulham nos prazeres mundanos e se afogam no próprio orgulho, gerando com isso os entraves cármicos que os aprisionarão nas provas retificadoras do futuro.
Essas almas ferem os próprios irmãos de romagem evolutiva e, na verdade, estão ferindo a si próprias.
São almas sombrias que se esqueceram do próprio sol interno e por isso rumam pelas várias vidas ao sabor das intempéries cármicas* que as dominam.
Portanto, cabe a você, espiritualista consciente, acender o seu sol interior e emanar a luz, como verdadeiro sol nas almas.
Nós lhe esperamos com a luz na ação e com Jesus no coração**.

- André Luiz -
(Recebido espiritualmente por Wagner Borges - Florianópolis, 19 de abril de 1995.)

GOTINHAS DE LUZ NO OCEANO DA EXISTÊNCIA

Fazemos parte do Oceano da Existência.
Somos gotinhas de luz ao sabor das ondas do Todo**.
Podemos viajar na superfície e olhar a vastidão celeste.
E também podemos mergulhar nas profundezas abissais de nós mesmos.
E a superfície e as profundezas são partes do mesmo Oceano Vital.

Somos levados pelas ondas da Vida a diversos praias e portos.
Então, beijamos as areias e honramos a terra.
E depois, voltamos ao Grande Oceano, no fluxo e refluxo de suas marés...
Repletos de experiências e lições.

Somos gotinhas de luz no Oceano do Eterno.
E, dentro de nós, habita uma música universal.
A canção do Espírito Supremo nos move. E então seguimos...
Porque somos gotinhas de luz beijando as praias do infinito.
E fazemos parte do Imenso Concerto da Vida Universal.

Estamos no Oceano d’Ele, o Todo!
Os golfinhos brincam por Ele.
E o canto das baleias também é para Ele.
E, assim, nós também cantamos para Ele...
Principalmente quando amamos e brincamos em suas águas.

Somos gotinhas de luz e irmãos dos golfinhos e das baleias.
E a eles nos juntamos, curando a nós mesmos, com a música.
Na superfície ou nas profundezas, é o mesmo Oceano Vital.
E nós estamos n’Ele. E Ele em nós.

P.S.:
Somos gotinhas de luz, sim.
E escutamos a música da Existência em nossos corações.
E dizemos alegres:
“Obrigado, Vida.
Obrigado, Música.
Obrigado, Oceano.
Sim, Obrigado, Senhor!"

(W.Borges)